As palmeiras são árvores que desempenham um papel muito significativo em meio aos ecossistemas e à vida humana.
Sua preservação, atrelada a uma colheita sustentável, é fundamental por inúmeros motivos. Portanto, é mais do que necessário adotar práticas de manejo responsável, além de promover a conscientização sobre a importância dessas árvores.
Continue a leitura e compreenda mais sobre este assunto tão relevante!
Além de belas, as palmeiras são enormes e conhecidas produtoras de palmito, alimento muito apreciado na culinária devido ao seu aspecto macio e sabor marcante.
Por serem espécies de plantas predominantes de clima tropical, as palmeiras se desenvolvem bem em solo brasileiro, onde podem ser exploradas de maneira comercial, junto com o processamento do palmito.
Entre as mais variadas espécies, destacam-se a palmeira pupunha e a palmeira real, e é justamente sobre elas que falaremos a seguir.
De origem australiana, a palmeira real se adaptou bem ao solo brasileiro e principalmente ao clima. Após o plantio, seu corte leva de três a quatro anos e é único, ou seja, não dá frutos novamente.
O palmito pode ser encontrado em meio às folhas das árvores, que podem alcançar até 20 metros de altura. A palmeira real é conhecida pela produção de palmito macio, de coloração branca, rico em vitaminas e minerais e sabor único, que se mistura entre o doce e o amargo.
O cultivo de palmito da palmeira pupunha é outra forma sustentável diferente ciclo de colheita. Os frutos podem ser retirados sem que a árvore seja derrubada, promovendo produção contínua e sem necessidade de replantio.
Podendo chegar a 20 metros de altura, o palmito se localiza na parte superior da palmeira, em sua região central. O alimento apresenta sabor delicado e suave, aparência fibrosa, baixo teor calórico, muita maciez e é rico em fibras, cálcio, fósforo, potássio e vitaminas.
De acordo com um estudo da Embrapa, o Brasil é considerado o maior produtor de palmito nativo, sendo o grande responsável por cerca de 95% da quantidade consumida no mundo.
Inúmeros pontos rodeiam a necessidade de preservar as palmeiras e as colheitas, já que desempenham um papel muito importante nos ecossistemas. Assim, destacam-se:
As palmeiras são parte importante da flora do mundo, especialmente quando se trata da manutenção da biodiversidade. Elas oferecem abrigo e alimento para alguns animais. Por isso, colheitas erradas podem resultar na destruição dessas espécies.
Com o intuito de auxiliar na prevenção de erosões, as palmeiras atuam na conservação do solo e da água, além de manter o equilíbrio necessário aos ecossistemas. Isso só é possível devido à atuação como sumidouros de carbono, o que faz com que os efeitos das mudanças climáticas sejam menores.
Inúmeras palmeiras são responsáveis por fornecer recursos e alimentos para muitas pessoas. Por exemplo, o óleo de palma, que é uma importante fonte de gordura alimentar, e o palmito, rico em nutrientes e indicado para a perda e a manutenção do peso corporal.
As folhas que caem das palmeiras são importantes para inúmeras comunidades, isso porque podem ser usadas em construções, produções de artesanato e muito mais. A sua preservação é necessária para que essas tradições se mantenham vivas.
A indústria das palmeiras, incluindo o palmito, contribui para a economia global. Nesse caso, a colheita é a grande responsável por garantir que tudo seja sustentável em longo prazo, podendo gerar empregos e crescimento econômico.
Uma palmeira demanda cuidados para que a colheita seja responsável e o palmito extraído tenha excelente qualidade.
Garantir a preservação das palmeiras, junto com uma colheita responsável, demanda práticas sustentáveis de manejo, incluindo plantio, técnicas de colheita capazes de minimizar danos ambientais e, ainda, cumprimento das regulamentações ambientais.
Algumas atitudes podem protegê-las.
Lembre-se: a preservação das palmeiras é uma parte da conservação da biodiversidade e da colheita sustentável, o que garante o processamento de qualidade dos palmitos e seus derivados.
Os melhores produtos você encontra aqui, na Natupalm, uma empresa familiar que preza pela sustentabilidade ambiental e econômica. Além da produção de palmitos vindos das palmeiras real e de pupunha, há outras opções veganas e sem conservantes.
Fale conosco, conheça nossos produtos e se delicie. Para mais conteúdos e curiosidades, acompanhe nosso blog.