Ligue para nós

(48) 3771-5516

A palmeira-real é conhecida por produzir um palmito com textura extramacia, de sabor brando e delicado (variando entre doce e amargo) e coloração branca, além de conter vitaminas e minerais.

Além disso, conta com fácil cultivo, podendo se adaptar às mais variadas condições do solo. É, inclusive, uma palmeira resistente ao ataque de pragas e doenças.

Para que você entenda melhor os processos até a colheita do palmito de palmeira-real, elaboramos esse conteúdo superinteressante. Boa leitura!

Conheça o palmito de palmeira-real

Conhecido por seu sabor leve, o palmito de palmeira-real não é muito comum. Natural da Austrália, conseguiu se adaptar bem ao solo e ao clima brasileiros.

Antes, a palmeira-real era utilizada como um item de decoração, até que se descobriu seu potencial para a produção de palmito.

É um alimento que se destaca pelo seu alto teor em fibras, baixo teor de açúcares e uma considerável concentração de potássio, cálcio, fósforo, sódio e vitaminas B1, B2 e C, essenciais para o organismo.

Tudo sobre plantio, colheita e manejo da palmeira-real

O palmito vindo da palmeira-real apresenta uma textura macia, sabor delicado e muitas vitaminas e minerais.

Em uma única palmeira, é possível colher de 500 g a 800 g de palmito. Esse alimento é encontrado no interior da cabeça dessas palmeiras.

Mas, para chegar a essa quantidade, é preciso seguir um processo. A seguir, conheça como é realizado o plantio, a colheita e o manejo dessas palmeiras.

Plantio

O plantio da palmeira-real ocorre por meio de sementes ou mudas e deve ser realizado seguindo um passo a passo básico para um processo correto.

  • Escolha a área: tenha em mente que a palmeira-real é de grande porte, ou seja, necessita de espaço para que o seu crescimento seja saudável. Além disso, tem preferência por sol e solo bem drenado.

  • Prepare o solo: é importante que o solo não tenha pedras, raízes ou quaisquer detritos. É indicado que seja colocado matéria orgânica para garantir um solo mais fértil. 

  • Defina se usará mudas ou sementes: no caso das sementes, elas devem ser frescas, saudáveis e de fonte confiável. Já as mudas precisam estar com boa aparência, raízes evoluídas e também saudáveis.

  • O plantio: no caso das sementes, enterre-as em uma profundidade de 2 a 3 centímetros. Para o caso das mudas, garanta um buraco resistente e maior que a superfície da muda, conhecida como torrão.

  • Adubação: sempre forneça nutrientes adequados para que as palmeiras tenham um crescimento saudável e fiquem perfeitas para a colheita do palmito da palmeira-real.

Colheita

A colheita do palmito vindo da palmeira-real deve ocorrer sempre que as plantas estiverem com idades variando entre 3 e 4 anos de vida e por meio de dois tipos de corte.

No primeiro corte, a palmeira deve ser cortada com uma ferramenta conhecida por facão a uma altura que seja centímetros abaixo da inserção da primeira folha. O segundo corte é realizado na parte superior da cabeça da palmeira.

Esse material colhido deve permanecer à sombra por aproximadamente três dias para que murchem, e a extração do palmito ocorra de maneira facilitada.

Manejo

É através do processo de manejo da palmeira-real que se tem a garantia de uma boa produção de palmito. Isso porque, quando realizado da forma certa, reduz os impactos ambientais.

Entretanto, o manejo dessa espécie demanda práticas importantes para o controle de pragas e doenças: adubação correta e colheita. São fases que demandam equilíbrio e cuidado entre plantio e conservação dos recursos. Assim, os consumidores terão acesso aos melhores palmitos de palmeira-real.

Cuidados necessários para uma boa plantação de palmito da palmeira-real

Uma única palmeira-real pode alcançar até 20 metros de altura e cerca de 20 centímetros de diâmetro, o que demanda cuidados para a colheita de palmitos com excelente qualidade.

  • Temperatura: ela deve ser cultivada, de preferência, em meia sombra quando jovem e em pleno sol quando adulta. 

  • Atenção ao solo: indica-se que ele seja fértil, drenável, irrigado regularmente e ainda enriquecido com matéria orgânica, tudo para garantir um rápido desenvolvimento.

  • Controle de pragas e doenças: é fundamental um monitoramento regular das palmeiras em busca de possíveis pragas e doenças. Se detectadas, o uso de defensivos específicos para a planta deverá ocorrer. 

  • A poda é necessária: quando podada, a palmeira-real pode ser beneficiada, oferecendo um crescimento de novos brotos de palmito.

Lembre-se: é fundamental que a produção do palmito de palmeira-real seja realizada de maneira sustentável e de acordo com as regulamentações de cada local.

Seguindo essas dicas, é possível reduzir problemas e conservar os recursos naturais da palmeira.

Esperamos que tenha gostado do conteúdo e entendido a forma correta para o processo do palmito de palmeira-real.

Aproveite para conhecer nosso palmito de palmeira-real e demais produtos disponíveis na Natupalm.

Através dos nossos fornecedores, você encontra o que precisa com excelente qualidade. Entre em contato conosco e consulte nossos pontos de venda!

Deixe um comentário

Desenvolvido por Inside Digital

html, body { margin: 0; padding: 0; font-family: Poppins; font-size: 1em; line-height: 1.5; background: #F4F4F4; }
ATENDIMENTO
(48) 98402-9424
WHATSAPP
(47) 9246-1339
E-MAIL
clique aqui
ENTRAR EM CONTATO