Ligue para nós

(48) 3771-5516

São muitos os tipos de palmeiras existentes. Seja qual for a escolhida para a retirada do palmito, ele segue sendo um alimento repleto de propriedades, que incluem vitaminas, sais minerais e ferro.

 

É ainda um item com poucas calorias e muita versatilidade, podendo estar presente em muitas receitas. No entanto, é preciso conhecer esse alimento, principalmente na hora da compra. Afinal, todos querem um produto de qualidade e boa procedência.

 

Ao longo deste conteúdo, iremos falar mais sobre o palmito, ajudando você a entender seus benefícios e suas variedades e como escolhê-lo na hora da compra. Vamos lá!

Saiba o que é o palmito

O palmito é um legume colhido da parte interna de inúmeras espécies de palmeiras. Após a colheita, a árvore é cortada, e as cascas e as fibras são removidas, deixando apenas o coração da palmeira.

 

Ele é superversátil e muitas vezes utilizado como um substituto da carne, principalmente por veganos e vegetarianos. Além disso, é conhecido por suas propriedades relacionadas com a promoção à saúde, dando ênfase para o seu alto índice de fibras, proteínas, manganês, ferro e vitamina C.

Algumas variedades desse alimento

Conhecer e entender as particularidades das mais conhecidas variedades de palmito pode ser útil para suprir dúvidas existentes sobre o assunto.

 

Em meio aos principais tipos, como palmito-juçara, pupunha e palmito de palmeira real, é possível encontrar muitas características responsáveis por fazer com que o palmito tenha suas diferenças, sempre mantendo os inúmeros benefícios.

Palmito-juçara

Tipo nativo da Mata Atlântica, é conhecido por ser mais carnudo e vistoso do que os demais tipos de palmito. Por ter uma extração mais agressiva, esse tipo de palmeira corre o risco de entrar em extinção, o que faz com que a sua extração seja ilegal, o corte exige uma autorização específica de órgão ambiental.

 

Além disso, apenas 10% da palmeira-juçara é aproveitada, fazendo com que todo o resto morra. Seu plantio pode ultrapassar 10 anos.

Palmito de pupunha

É o mais comum tipo de palmito e bastante sustentável, uma vez que possibilita um rápido plantio e replantio. Além disso, a palmeira da pupunha não morre ao ser cortada.

 

Tem sabor suave, miolo macio e é baixíssimo em calorias. Por não escurecer com o corte, é um tipo muito utilizado em saladas e demais pratos em que o palmito é servido cru.

 

Palmito de palmeira real

Apresenta características que tornam essa variedade de palmito uma das de maior qualidade, destacando a textura macia, o sabor equilibrado e as inúmeras vitaminas e minerais.

 

palmeira real se adapta bem a diferentes condições de solo, sendo resistente ao ataque de pragas e doenças. Ou seja, é uma espécie fácil de ser conduzida ao longo de todo o seu processo.

Conheça alguns benefícios

Seja em saladas, risotos, transformados em espaguetes ou mesmo consumido da maneira que vem das prateleiras, o palmito é repleto de benefícios para a saúde.

 

A seguir, confira alguns deles e entenda o motivo pelo qual você deve incluí-lo no seu cardápio.

 

  • Promove saciedade: as fibras auxiliam no aumento da sensação de saciedade, evitando exageros e refeições fora de hora.
  • Rico em fibras alimentares: atuam no controle dos níveis de açúcar no sangue, juntamente com a redução do colesterol ruim. Assim, diminui o risco de doenças do coração e até mesmo diabetes.
  • Vitamina C: é uma aliada no sistema imunológico, podendo prevenir doenças e infecções.
  • Fonte de potássio: mineral importante para o bem-estar, sendo responsável por beneficiar a saúde óssea e muscular (sem contar que o palmito ainda ajuda a regular o metabolismo, combatendo sintomas de estresse e ansiedade).
  • Músculos mais fortes: o alimento é rico em zinco, outro mineral que sintetiza as proteínas fundamentais para os músculos.
  • Intestino funcionando melhor: alimentos ricos em fibras auxiliam o funcionamento do intestino, evitando constipações e beneficiando todo o sistema digestivo. 

Dicas na hora de escolher o palmito

No momento da escolha entre os muitos tipos de palmito, comece analisando a sua aparência e atente-se a estes cuidados:

 

  • Jamais escolha um vidro de palmito com água turva ou amarelada, pois isso é sinal de alimento contaminado. Isso pode ocorrer, inclusive, com alimento dentro do prazo de validade.

 

  • Certifique-se que a indústria a qual  você está comprando o palmito tenha todos os registros obrigatórios para produção, garantindo à você segurança alimentar e ajudando a coibir a extração e produção irregular.

 

  • Confira a procedência do alimento, leia atentamente o rótulo e compre apenas palmito de qualidade, como os da Natupalm.

 

Com todas essas dicas, ficou fácil escolher os melhores palmitos, não é mesmo? Que tal conhecer nossos produtos? Garantimos palmitos saborosos, saudáveis, macios e com selo de veganismo.

Sabemos que nem sempre é possível encontrar ou até mesmo procurar o melhor palmito. Mas não se preocupe! Com os nossos fornecedores, oferecemos as melhores opções do mercado. Contate-nos e consulte nossos pontos de vendas!

Deixe um comentário

Desenvolvido por Inside Digital

html, body { margin: 0; padding: 0; font-family: Poppins; font-size: 1em; line-height: 1.5; background: #F4F4F4; }
ATENDIMENTO
(48) 98402-9424
WHATSAPP
(47) 9246-1339
E-MAIL
clique aqui
ENTRAR EM CONTATO